A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE, é uma entidade nacional fundada em Brasília em 1992 que, fundamentada nos princípios sociais de cooperação, integração e ética, tem por objetivo representar as empresas produtoras e promotoras de eventos culturais e de entretenimento no Brasil, preservar seus interesses e direitos, e promover o desenvolvimento e a valorização do setor que é hoje um dos maiores expoentes nacionais na oferta de empregos diretos e indiretos, e na geração de renda, movimentando bilhões de reais anualmente.
• Congregar pessoas físicas e jurídicas do setor de promoções e produção de eventos, com o objetivo de troca de informações e experiências;
• Defender, em juízo ou fora dele, os direitos, interesses e prerrogativas dos associados;
• Diligenciar para o maior entrosamento dos associados com organismos oficiais, no que concerne exclusivamente ao exercício de suas atividades;
• Estimular o crescimento do setor de eventos, aproximando os associados e outras entidades que trabalham pelo desenvolvimento do setor;
• Incrementar convênios, sistemas e padrões que visem à maior e crescente sintonia e intercâmbio de ideias e métodos com outras entidades ligadas direta ou indiretamente ao setor;
• Promover, participar e estimular a participação em eventos como congressos, conferências, seminários objetivando a divulgação da produção de eventos locais, regionais e nacionais.
• Estimular e valorizar a eficiência, bem como promover os valores éticos no desempenho dos negócios e da atividade;
• Colaborar com as autoridades e com quaisquer entidades de direito público e privado na promoção, desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades do setor;
• Proporcionar a livre discussão de todos os assuntos de interesse das associadas;
• Estabelecer e incentivar o intercâmbio com entidades congêneres do país e do exterior;
• Manter um órgão de orientação jurídica e consultoria técnica de matérias pertinentes e informar, sempre que possível, sobre assuntos de interesse dos associados;
• Ter um conselho de ética que possa e estabelecer parâmetros sobre conflitos entre os seus associados e a comunidade de forma geral.
Nosso
Propósito
Nossos
Fundamentos
• Cooperação e integração: o caminho para se construir o melhor para todos;
• Participação: Processo decisório com o maior nível de participação, garante um modelo sustentável e gerador de comprometimento em larga escala;
• Ética: Principal base para se erguer relações de parceria transparentes e duradouras.
ATIVIDADES E CONQUISTAS:
Durante esses anos a ABRAPE vem realizando diversas conquistas, principalmente em regiões onde os afiliados estão agindo com um maior índice de integração entre si e a Associação, a exemplo de Minas Gerais e Santa Catarina.
Entre outros, a ABRAPE influenciou:
Relativização do CDC
Nota Técnica da SENACON
Possibilidade de redução jornada de trabalho e salários
Possibilidade de férias sem aviso prévio
Suspensão total ou parcial do contrato
Liberação do banco de horas
Carência dos tributos
Extensão do prazo das CNDS
Política cultural de Minas
Benefícios para o setor
Normativas de conselhos civis
Aproximação das afiliadas e Ecad
Reforma tributária incentivo à cultura
Redução de impostos
Suporte as afiliadas
Ações sociais
Meia entrada
• Ter um representante nosso no comitê de crise do Governo Federal;
• Extinção “meia entrada” nos 2 anos seguintes à retomada dos eventos (pós Pandemia);
• Abertura de Canal Nacional Único e Permanente de diálogo entre o setor e as autoridades sanitárias para se buscar de maneira unificada e uniforme uma tratativa de retorno das atividades;
• Criação, junto ao sistema financeiro oficial, de linhas de créditos para concessão de capital de giro, com carências, prazo dilatado e condições subsidiadas;
• Extensão das medidas econômicas, em especial as relativas a crédito para capital de giro, por 180 dias para que o setor consigo ter fôlego financeiro para retomar suas atividades;
• Manutenção dos Feriados Nacionais, os quais se constituem importante indutor da indústria do lazer no período da Pandemia. Inclusão do segmento de eventos e entretenimento no critério de desoneração da folha de pagamentos;
• Postergação dos termos das Medidas Econômicas, em especial da MP 936, enquanto durar as suspensões de operação das empresas do nosso setor econômico;
• Criação de sistemas especiais de parcelamento/pagamento de tributos para que as empresas possam sair da crise;
• Carência de 180 dias a contar do retorno das atividades dos tributos que estão sendo pagos/parcelados oriundos de acordos pregressos;
• Criação de protocolo Sanitário, em conjunto com a ANVISA que garanta nível de segurança compatível com a demanda do momento ao mesmo tempo que permita a retomada dos trabalhos do setor.
Nossos próximos
objetivos
Essas ações podem ser desencadeadas em todos os estados e regiões do país, bastando para tanto, uma maior integração dos demais afiliados entre si mesmos, através das diretorias regionais, e em inter-face com a Diretoria Nacional.
Hoje, a marca ABRAPE, que só os associados têm o direito de veiculá-la, tornou-se um selo que garante, ao mercado e ao público, o profissionalismo da empresa que realiza um evento cultural, bem como traz garantia e segurança às organizações que contratam as afiliadas para realizarem seus eventos empresariais, marketing, propaganda e patrocínios.