Notícias

Posição da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE) sobre o fim do PERSE

14 de março de 2025
13:55

Em audiência pública realizada em Brasília no dia 12 de março, convocada pela Receita Federal, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE) foi informada de forma simplificada e resumida sobre o consumo do teto do benefício fiscal do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). O órgão projetou o fim do programa para o mês de março de 2025 e o retorno do pagamento dos tributos federais a partir de 1º de abril de 2025.

A ABRAPE expressa sua preocupação com a apresentação apressada e sem profundidade dos dados, que não responderam de maneira técnica e detalhada às questões levantadas. “A maioria das perguntas realizadas durante a audiência não teve respostas satisfatórias. Não foi demonstrado o cumprimento na integralidade de todas as exigências legais, o limite de R$ 15 bilhões foi anunciado com base em projeções que, além disso, incluem as judicializações, o que  consideramos inadequado”, afirma o empresário Doreni Caramori Júnior, presidente da ABRAPE.

A nova legislação do PERSE, sancionada no ano passado, impôs um teto para o benefício, algo que a ABRAPE já havia previsto e informado aos seus associados. No entanto, a forma como as informações foram apresentadas na audiência gerou surpresa e preocupação. “Ficamos bastante surpresos com a maneira apressada e simplificada com que os dados foram tratados. O setor de eventos, que se encontra em fase de recuperação, merece mais clareza e transparência”, completa Doreni.

A ABRAPE reitera que o PERSE foi um programa fundamental para a sobrevivência do setor de eventos, que continua a ser um dos maiores geradores de emprego e renda do país.  Nos próximos dias, a entidade dará continuidade ao trabalho técnico de análise das informações divulgadas, sempre com o mesmo compromisso e empenho que a entidade demonstrou ao longo dos últimos três anos, período em que o setor tem buscado garantir a recuperação e crescimento sustentado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

MAIS NOTÍCIAS

Profissionais de eventos podem fazer imersão na segunda edição do The Town, em São Paulo

Prêmio vai destacar  as melhores práticas ESG no setor de eventos de cultura e entretenimento no país

Setor de eventos de cultura e entretenimento atinge maior nível de consumo desde 2019

Setor de eventos cresce acima da média nacional e impulsiona economia com geração recorde de empregos

Geração de empregos do setor de eventos é três vezes maior que a média nacional

TV ABRAPE

Webinar SXSW
Consultoria: Tributos – Os desafios para as empresas de eventos
Webinar Compras Coletivas
Webinar Radar Econômico do Setor de Eventos Brasil: Dados trimestrais
Webinar: Evolução do PERSE
Webinar Radar Econômico do Setor de Eventos Brasil: Anuário