Notícias

7 de dezembro de 2021
10:37

ARTIGO – ESCUTEM A CIÊNCIA

São Paulo, 25 de novembro de 2021

Escutem a ciência! Pânico e achismos não devem pautar decisões políticas sobre  a pandemia

Desde o início da pandemia do coronavírus (Covid-19), o bom senso pediu que todos nós escutássemos o que a ciência tinha a dizer. Assim o fizemos. Com base nesse pressuposto, nós, do setor de eventos de cultura e entretenimento, acatamos as decisões de paralisar nossas atividades para que a sociedade superasse, o quanto antes, a crise. 

Também de mãos dadas com a ciência, estudamos e elaboramos protocolos sanitários viáveis que permitissem uma retomada segura das atividades. Foi com base nestes documentos, aprofundados e revisados constantemente pela ABRAPE e especialistas, que muitas cidades empreenderam a liberação de shows, espetáculos, feiras etc.

Uma retomada segura e responsável, que já reúne milhares de pessoas em eventos pelo país, em um cenário cada vez mais positivo de casos de contágio caindo a cada dia.

Agora, pedimos mais uma vez: ESCUTEM A CIÊNCIA!

Escutem, por exemplo, o que a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), a médica indiana Soumya Swaminathan, tem a dizer sobre a variante Ômicron: “O quanto devemos ficar preocupados? Precisamos estar preparados e cautelosos, não entrar em pânico, porque estamos em uma situação diferente de um ano atrás”.

Escutem, também, o diretor de emergências da OMS, Mike Ryan. Ele ressalta que as vacinas existentes são altamente eficazes e que o foco deveria se concentrar na facilitação do acesso para que todas as pessoas estejam imunizadas o quanto antes. A imunização permite que voltemos à normalidade.

A ABRAPE reitera que as decisões de prefeituras cancelarem festas de Reveillon e Carnaval são precipitadas e podem induzir ao erro. Pânico e achismos não devem pautar decisões políticas! Há governos municipais ignorando que há diferentes tipos de festas de Carnaval. Há evento público, evento privado em espaço público, evento privado em espaço privado.

Há prefeitura cancelando evento privado de Carnaval em espaço privado! Evento que já está inserido em um processo de retomada dos eventos em andamento. Entendemos a preocupação dos poderes públicos, mas, em nome de um setor responsável por milhares de empregos, exigimos que o tema seja objeto de um diálogo técnico e racional amplo.

Mais de 136 milhões de brasileiros já tomaram a segunda dose ou dose única de vacinas e, assim, estão totalmente imunizadas, o que representa 64,07% da população. Os cidadãos atenderam ao chamado da ciência e queremos agora que os poderes públicos façam o mesmo: Escutem a ciência e não tomem decisões precipitadas que afetam milhares de pessoas!

Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

MAIS NOTÍCIAS

TV ABRAPE

Webinar MP 1.101/2022
Webinar Passe Verde
Senado, setor de eventos e Turismo discutem veto do Perse no tema desoneração fiscal
Audiência pública sobre veto do PERSE- Desoneração fiscal 02/07/21
WEBINAR PERSE – Refinanciamento de débitos fiscais com a união (tributários e não tributários
Entenda os Pontos do #PERSE​ (PL5638) – Refinanciamento, Dívidas Fiscais, não Fiscais e FGTS