Notícias

Reforma Tributária, labels e conceito de liderança são destaque no primeiro dia do congresso da ABRAPE

24 de novembro de 2023
09:08

O encontro, que teve início nesta quarta-feira, reúne grandes nomes do show business nacional e internacional para discutir e debater assuntos relacionados a toda cadeia produtiva de eventos.

O principal desafio do setor de eventos, no momento, é manter as conquistas do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) na proposta de Reforma Tributária, que tramita no Congresso Nacional. Isso é o que defendeu o presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), o empresário Doreni Caramori Junior, na abertura do primeiro dia da 8° edição do congresso da entidade, realizada este ano no Vibra São Paulo, na capital paulista. O encontro, que segue até esta quinta-feira, reúne grandes nomes do show business nacional e internacional para discutir e debater assuntos relacionados a toda cadeia produtiva de eventos.

A Reforma Tributária ganhou destaque na cerimônia de abertura, que contou com a participação de empresários e autoridades ligadas ao setor. Na ocasião, o presidente da ABRAPE apontou as novas regras de cobrança dos impostos pelo governo como uma das suas prioridades para os próximos meses. Durante a pandemia, o executivo ficou marcado pela sua resiliência diante das dificuldades enfrentadas pelo segmento. Agora, pretende seguir firme para evitar novos prejuízos ao mercado de cultura e entretenimento, que movimenta anualmente R$ 42 bilhões em impostos e gera R$ 96 bilhões em consumo.

Labels

A consolidação das labels no Brasil chamou a atenção do público no primeiro painel O Cenário das Labels Nacionais no Mercado de Eventos, que surpreendeu, sobretudo, pelos números apresentados pelo proprietário do Clube Recreativo Rio Beach Club, Rafael Liporace. O empresário é idealizador do projeto Tardezinha, a maior turnê brasileira da história, o chamado festival de um homem só, o cantor Thiaguinho. Apenas em 2023 foram 683 mil ingressos vendidos nos shows realizados em 90% dos estados brasileiros. Também aconteceram duas edições internacionais, em Miami e Lisboa.  

Tudo começou há oito anos com um público de somente 1.300 pessoas. Hoje, o evento é responsável por estruturar o modelo de negócios das labels. “A label é um reset na carreira do artista, independentemente do seu tamanho, mas eles fazem por entenderem que é parte de uma engrenagem”, explicou Liporace, ressaltando que o sucesso desse tipo de “festa” está na experiência oferecida ao público. “Queremos que as pessoas saiam do show e lembrem daquele dia por muito tempo. Esse é o nosso indicador. É amor através de uma roda de samba. É a alegria que as pessoas precisam. A label aproxima o artista das pessoas. Começamos com amor, pautamos na alegria e hoje colhemos os frutos de quase uma década de trabalho”.

Para o diretor do Grupo Onda, Cristóvão Ferreira Neto, 2024 vai ser ainda mais o ano das labels. Segundo ele, a força do evento é tão significativa que gerou a necessidade de montar um outro pilar de gestão. O executivo é responsável pelo Churrasquinho do Grupo Menos é Mais, Ensaio da Anitta e Sorriso às antigas (25 anos do Sorriso Maroto). “Há um amadurecimento do negócio como um todo. A Label pode ter vários objetivos, como o artista que quer trazer a sua história ou, por exemplo, atingir outro público. O planejamento é a palavra para a label ser mais assertiva ou não”, afirmou Neto, que foi corroborado pelo Co-fundador Grupo UMAUMA, Bruno Dias. 

Ele lembrou, ainda, a importância de começar pequeno. “Esse é o grande ponto de sucesso. É fundamental entender o público, a experiência que vai proporcionar. Precisa haver um entendimento de que não é um dia de trabalho, são anos, é o complemento da carreira do artista”, disse. O Grupo UmaUma é organizador do projeto NumaNice da cantora Ludmilla e também criador da Fazenda Churrascada, que começou como um evento de “churrasqueiro”. “O NumaNice começou como Open Bar para 2 mil pessoas, a Ludmilla comprou a ideia e quis participar de todo o processo. Hoje recebe 18 mil pessoas e não perdeu a essência do começo”, completou o sócio da agência, Pedro Braun. 

Na era da inteligência emocional, o médico, palestrante, empresário e master coach, Roberto Shinyashiki, falou sobre liderança, encerrando o congresso. Ele garante que os três pilares das grandes realizações são viver com paixão, ter o amor confiante e mergulhar nos desafios. Já as três maneiras de não evoluir envolvem decidir com medo, metas pobres e falta de paixão. “A primeira ideia sobre liderança é sobre gente, seres humanos e sentimentos. A tendência das pessoas é achar que são todas iguais. O líder é responsável pelo o que ele faz, não faz e por impedir que seja feito. O primeiro papel do líder é ser visionário, o segundo administrador e o terceiro, chefe. O líder tem que saber resolver problemas. Sua função é despertar paixão”. 

3ª Expo ABRAPE e Academia Forma & Transforma

Em paralelo ao congresso, acontece  a 3ª Expo ABRAPE, uma feira com mais de 50 expositores que apresenta soluções de estruturas e serviços, escritórios artísticos, tecnologia e inovação voltados aos eventos de cultura e entretenimento no País. É uma grande oportunidade para prospecções, fortalecimento de marca e, claro, novos negócios para toda a cadeia produtiva, que envolve 52 atividades. 

Além disso, a Academia Forma & Transforma promove o desenvolvimento do segmento de eventos de cultura, turismo e entretenimento. É um programa de capacitação setorial criado pela ABRAPE, que conta com a parceria do Sebrae Nacional, com foco no treinamento dos produtores de todo o país, elevando a integração nacional, inovação e sustentabilidade do mercado.

O 8º Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos tem o patrocínio da Ambev, Sebrae, Guichê Web, GL Events e BaladAPP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

MAIS NOTÍCIAS

IMD ABRAPE | Peppow 2025: novo índice mede a maturidade digital e de Inteligência Artificial no setor de eventos

Profissionais de eventos podem fazer imersão na segunda edição do The Town, em São Paulo

Prêmio vai destacar  as melhores práticas ESG no setor de eventos de cultura e entretenimento no país

Setor de eventos de cultura e entretenimento atinge maior nível de consumo desde 2019

Setor de eventos cresce acima da média nacional e impulsiona economia com geração recorde de empregos

TV ABRAPE

Webinar SXSW
Consultoria: Tributos – Os desafios para as empresas de eventos
Webinar Compras Coletivas
Webinar Radar Econômico do Setor de Eventos Brasil: Dados trimestrais
Webinar: Evolução do PERSE
Webinar Radar Econômico do Setor de Eventos Brasil: Anuário