Notícias

Prêmio vai destacar  as melhores práticas ESG no setor de eventos de cultura e entretenimento no país

26 de agosto de 2025
11:11

Realizado pela ABRAPE, em parceria com a Ambev, Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – PRESE chega a sua terceira edição; inscrições estão abertas 

O Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – PRESE, iniciativa da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE) em parceria com a Ambev, chega à sua terceira edição consolidado como a principal premiação de ESG (Environmental, Social and Governance) do segmento no Brasil. Criado para valorizar e incentivar ações sustentáveis, reconhece iniciativas que demonstram como o setor vai além de promover cultura e entretenimento, impulsionando também o desenvolvimento econômico, social e ambiental. 

Podem se inscrever gratuitamente até 20 de setembro no site do  PRESE as empresas associadas da ABRAPE que tenham realizado projetos ou ações de sustentabilidade em eventos no Brasil entre 1º de agosto de 2024 e 31 de julho de 2025. As categorias são divididas em Meio Ambiente (Environmental – E), Social (Social – S) e Governança (Governance – G). 

As iniciativas podem abranger uma ou mais dimensões do ESG, considerando critérios como uso consciente de recursos, redução de poluição, reciclagem, energias renováveis, preservação ambiental, promoção da diversidade e inclusão, respeito aos direitos humanos, relacionamento com comunidades, ações de saúde, segurança, lazer e bem-estar, ética e integridade, transparência, conformidade legal e combate à corrupção. 

A Comissão Avaliadora e a Comissão Julgadora, compostas por profissionais com notório conhecimento em eventos e ESG, vão analisar os projetos conforme originalidade, criatividade, relevância, desafio a ser resolvido, soluções adotadas, resultados alcançados e sustentabilidade econômico-financeira. O prêmio é disputado em duas categorias, definidas pelo valor investido na implantação do projeto: até R$ 50 mil e acima de R$ 50 mil. Os 18 finalistas serão anunciados até 21 de outubro no site do PRESE e participarão da cerimônia de premiação durante o 10º Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos (CBPE), nos dias 11 e 12 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo. 

South by Southwest 2026 Os vencedores receberão, além do troféu e selo digital de “Ganhador PRESE 2025”, uma viagem para representar seus projetos na Jornada South by Southwest (SXSW) Austin 2026, evento internacional que acontece em março do ano que vem e que é referência em inovação, criatividade e tecnologia, com passagens aéreas, hospedagem e ingresso.

Nos últimos dois anos, mais de cem projetos de diferentes portes e regiões foram inscritos, todos com um resultado comum: o compromisso com o futuro. “A cultura possui um poder transformador imenso, e o PRESE 2025 é a prova disso. Mais que um prêmio, é uma celebração das melhores práticas em ESG, reconhecendo ações concretas que geram impacto positivo no meio ambiente, na governança e na área social em eventos. Com isso, buscamos incentivar toda a cadeia a adotar a sustentabilidade como um pilar de crescimento e a construir um diferencial competitivo”, afirma Noemia Matsumoto, diretora de Educação da ABRAPE.

O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis em PRESE 2025.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

MAIS NOTÍCIAS

Profissionais de eventos podem fazer imersão na segunda edição do The Town, em São Paulo

Prêmio vai destacar  as melhores práticas ESG no setor de eventos de cultura e entretenimento no país

Setor de eventos de cultura e entretenimento atinge maior nível de consumo desde 2019

Setor de eventos cresce acima da média nacional e impulsiona economia com geração recorde de empregos

Geração de empregos do setor de eventos é três vezes maior que a média nacional

TV ABRAPE

Webinar SXSW
Consultoria: Tributos – Os desafios para as empresas de eventos
Webinar Compras Coletivas
Webinar Radar Econômico do Setor de Eventos Brasil: Dados trimestrais
Webinar: Evolução do PERSE
Webinar Radar Econômico do Setor de Eventos Brasil: Anuário